Pelo jogo, a comunidade e as organizações de esports em Portugal
Em 2024, os desportos eletrónicos em Portugal enfrentam um ponto de viragem há muito necessário.
A comunidade nacional assistiu ao crescimento, profissionalização e, acima de tudo, dinamização dos esports em toda a Europa, ao passo que, em Portugal, o gigante se manteve adormecido. Foram perdidas oportunidades no âmbito da profissionalização, descurada a aposta na educação para os desportos eletrónicos e deterioradas condições para as organizações, mesmo as mais históricas. Acima de tudo, a comunidade viu-se isolada e sem as ferramentas essenciais para participar. E para crescer.
É por isso que, agora, a FEPODELE assume a responsabilidade de lutar pelos objetivos comuns de todos aqueles que pretendem colocar os desportos eletrónicos em Portugal num novo rumo, começando pela base. Devem ser dadas todas as condições necessárias à comunidade, aos jogadores e clubes profissionais e não profissionais, organizações e iniciativas, porque serão eles os principais dinamizadores do novo paradigma.
A estrutura dos desportos eletrónicos deve ser alicerçada nas pessoas, nos seus interesses e condições. Por um lado, dar lugar e ouvir todos os que diariamente participam e contribuem para a dinamização em torno dos esports. Por outro, continuar a educar e sensibilizar a população, nomeadamente os mais jovens, para a existência deste grupo tão especial, convidando-os a fazer parte.
Enquanto projeto federativo agregador de toda a comunidade, a FEPODELE pretende atuar em conjunto com outras federações desportivas portuguesas, universidades e escolas, assim como marcas que já se aliaram aos esports, quer em Portugal, quer no resto do mundo, e outros agentes que têm como objetivo aliar-se a esta área com enorme potencial. Para tal, deve ser sempre garantida a transparência, cooperação com toda a comunidade, foco e integridade. São estes os valores definidos e vincados por todos os órgãos que compõem o projeto.
Para além da aproximação às gerações mais jovens e garantia de condições ideais para a proliferação e crescimento desportos eletrónicos portugueses para TODOS, estão a ser reunidos outros objetivos a saber e implementar em breve. A FEPODELE garante, também, canais abertos para o diálogo e partilha de ideias para que todos(as) os(as) jogadores(as) possam fazer parte do novo paradigma e contribuir para uma evolução consistente e cooperativa.
Ao contrário do que acontecia com as soluções até aqui existentes, os clubes portugueses SAW Gaming Group, Rhyno Esports, Betclic Apogee e Impulse GW estão completamente alinhados com os objetivos definidos pela FEPODELE e uniram-se em torno do projeto, juntando-se, assim, aos já integrados For the Win Esports Club, Panthers Esports, Agency Clan e 22 Esports.
O paradigma dos desportos eletrónicos em Portugal está a mudar e, com a força de toda a comunidade unida em torno de um só objetivo, o da valorização real desta área no nosso país, estaremos mais perto de, finalmente, alcançá-lo. Com o contributo de TODOS.