NOTICIA-WEBINAR-2
eSports
[ 5 de Novembro, 2020 by fepodele ]

Ciclo de webinars «Mês do Gaming e Desporto Eletrónico»

A FEPODELE foi Convidada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, para assegurar Sessões de Utilidade Pública no Ciclo de Webinars organizado por esse insituto público e governamental nacional, subordinado à temática do Gaming e Esport:

https://ipdj.gov.pt/-/ciclo-webinars-mes-do-gaming-desporto-eletronico

4970-o-ano-dos-esports-1602004208-home
eSports
[ 6 de Outubro, 2020 by fepodele ]

2020, O ano dos Esports?

De um jogo entre amigos ou desconhecidos em lados opostos do mundo até arenas cheias de adeptos, num espetáculo vibrante de luz e som.

Ser campeão de futebol ou competir com um piloto de Fórmula 1 sem sair do quarto. Jogadores que se tornam celebridades, celebridades que participam em torneios ou investem em equipas com orçamentos milionários. Este é o mundo dos esports, um negócio que movimenta milhares de milhões de euros e que tem já uma forte presença em Portugal.

Sendo um evento por si só ou integrados noutro tipo de eventos, realizados num espaço físico ou apenas online, os esports mobilizam milhares de adeptos e, consequentemente, grandes marcas que se associam a estas competições, procurando chegar a um público com hábitos de consumo muito próprios.

ligaamadora_2020_fepodele-2-2048×1117-1-1024×559
eSports
[ 4 de Agosto, 2020 by fepodele ]

Chegou ao fim a segunda temporada da Liga Amadora Shamir

FTW, SamClan, Nexus2 Equinox e Native 2 Empire vencem torneios Call of Duty, Rocket League, CS: GO e Rainbow Six: Siege, respetivamente.

Chegou ao fim a segunda temporada da Liga Amadora Shamir, organizada pela Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FEPODELE). As ligas centraram-se em quatro jogos: Call of Duty, Rocket League, CS: GO e Rainbon Six: Siege. Este último substituiu o torneio de FIFA, considerando os problemas levantados pela Eletronic Arts na organização de competições federativas em torno do jogo de futebol.

As competições começaram em maio e devido à situação pandémica da COVID-19 foram realizadas online, destacando-se as quatro equipas que venceram o respetivo torneio: FTW continua a dar cartas em Call of Duty; a SamClan amealhou o título de Rocket League; a Nexus2 Equinox levantou a taça de CS: GO e a Native 2 Empire sagrou-se campeã de Rainbow Six: Siege.

Veja nas imagens as equipas que participaram nas últimas fases dos torneios.

Em entrevista à RTP Arena, o diretor da Shamir Liga Amadora, Pedro Pinto, destaca a fluidez desta segunda temporada, depois da experiência ganha na primeira season. Houve apenas uma adaptação a fazer na mudança de jogos, de FIFA para R6: Siege.

ligaamadora_2020_fepodele-2-2048×1117-1-1024×559
eSports
[ 19 de Maio, 2020 by fepodele ]

FEPODELE anuncia 2ª temporada da Liga Amadora de Esports

Em parceria com a Shamir Optical Portugal, a Liga Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FEPODELE) anunciou o regresso das suas competições amadoras, para a 2ª Temporada da Liga Amadora de Desportos Eletrónicos.

Na 1ª temporada que se disputou ao longo de nove semanas, as equipas de Equinox Gaming em CS:GO, GTZ Bulls em FIFA, e a FTW Esports em Rocket League e Call of Duty sagraram-se campeãs das iniciativas promovidas pela FEPODELE.

A 2ª temporada desta competição arrancará com quatro títulos distintos, à semelhança do que aconteceu na 1ª Temporada, no entanto, a Liga Amadora de FIFA foi extinta e irá dar lugar à Liga Amadora de Rainbow Six Siege. As restantes modalidades, Call of Duty, CS:GO e Rocket League irão manter-se.

Os jogos serão transmitidos de segunda a quinta-feira entre as 19:00 e as 23:00, no canal de Twitch da Liga Amadora de Esports.

MocheXLEsports2019_001–1024×683
eSports
[ 9 de Abril, 2020 by fepodele ]

eSports em Portugal: grandes passos num longo caminho

Os eSports (Desportos Electrónicos) têm hoje um estatuto respeitável a nível mundial, com a sua profissionalização e sucesso económico como as suas maiores bandeiras, contudo em Portugal parece que só nos últimos anos é que começamos a assistir ao seu ressurgimento, com eventos como a Moche XL Esports a decorrer no Altice Arena, ou com a RTP a apostar na Twitch, uma plataforma de streaming de conteúdos de maioritariamente de gaming.

Com o interesse de melhor perceber o desenvolvimento do panorama português dos eSports e dos aspectos mais técnicos da sua profissionalização, falámos com Tiago Justo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa do Desporto Electrónico, com Gonçalo Pires, TFT Coach da EGNesports, e Renato Dimas, Head Coach da Havan Liberty sobre o desenvolvimento do panorama português.

4970-o-ano-dos-esports-1602004208-home-1
eSports
[ 20 de Março, 2020 by fepodele ]

Como gerir a fuga dos mais novos para o mundo dos videojogos?

Para a psicóloga Maria João Andrade, que coordena o Gabinete de Apoio à Saúde do Praticante Desportivo (GASPD) da Federação Portuguesa de Desporto Electrónico (Fepodele), é fundamental perceber que os videojogos não são todos iguais. “Muitas vezes falhamos quando se fala nos benefícios de videojogos em geral, ou se estuda videojogos de um ponto de vista muito amplo”, refere a psicóloga. “Deve-se pensar em videojogos, como se pensa em comida. Não se fala dos ‘benefícios da comida’ – fala-se dos benefícios de comer mais leguminosas, ou ervilhas. E os efeitos de diferentes videojogos podem ser diferentes.”

Parte do trabalho da psicóloga no GASPD é organizar acções de formação para garantir que os pais estão informados, numa altura em que alguns jovens começam a sonhar com carreiras como jogadores profissionais.